THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 

O que é Marketing Digital?

 


  O Marketing já acompanha as evoluções da humanidade e suas interações, e através da interação comercial que o marketing se propaga com maior intensidade e resultados.
  “Por definição o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.”
http://marketingdeconteudo.com/marketing-digital/
   E é com este intuito de criar novos relacionamentos e aumentar e engajar um determinado público que diversas empresas migraram do marketing convencional (Outbound Marketing) para o marketing dentro da internet.
   O aumento do uso do marketing digital por essas empresas aumentou consideravelmente nos últimos anos, dado em vista que quase metade da população global atual (2015) usa a internet. De 2001 à 2015 à população mundial que faz uso da internet passou de 0,4 milhões de pessoas (400 mil) para aproximadamente 3,2 milhões nos dias atuais em 2015. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/05/mundo-tem-32-bilhoes-de-pessoas-conectadas-internet-diz-uit.html
   E pensando em atingir de forma mais estratégica o público alvo, as empresas começaram a investir em marketing online, com o uso da internet fica mais fácil atingir centenas, milhares e até milhões de pessoas que se interessem pelo seu produto e serviço. Hoje em dia vemos lojas virtuais que faturam muito mais com a venda de seus produtos através da internet do que em uma loja física.

 


   O marketing digital passa também a dar mais dados sobre os clientes, pois a comunicação passa a ser mais vantajosa podendo criar interações mais significativas para quem vê sua empresa dentro da internet. A empresa pode aprimorar suas estratégias online de acordo com a relação que seu público alvo interage com sua ação de marketing, características comportamentais e demográficas, o que gera informação para a empresa saber se suas estratégias estão lhe gerando bons resultados ou ruins (Métricas).
   A internet possui diversas ferramentas que podem auxiliar a empresa a criar sua estratégia de marketing que poderá ser a mais eficiente. Uma delas é a segmentação, pois será a partir da segmentação de seu público que você consiguirá promover interação com quem se interessa por seu produto e não por outro, você define quem você quer atingir, enquanto que no marketing convencional, fora da internet, não há (diretamente) essa segmentação, há uma exposição maior de anúncios para todas as pessoas e não para um público específico que deseja ver seu conteúdo e produto oferecido.
   Muito do que se usa para começar a querer gerar resultados através da internet começa com a criação de um site/blog com a geração de conteúdo de valor para seu público alvo. E pensando em público alvo e com intenção de se atingir centenas e milhares de pessoas de forma gratuita, faz-se uso então do SEO (Search Engine Optimizacion) que resume-se em otimização de seu site para plataformas de pesquisa como o Google e Bing e com isso alcançar a primeira página desses buscadores.
Além do google usa-se muito as redes socias que também crescem constantemente nos dias de hoje, como facebook, instagram, twitter, youtube, periscope, dentre outras. As mídias sociais podem ser usadas de diversas maneiras para gerar tráfego gratuito para seu site/blog assim como também pode ser usado anúncios mais segmentados (tráfego pago).
Existe diversas maneiras de se atingir o público alvo que deseja dentro da internet, mas uma das coisas que realmente importa na busca pela perfeição em conversão e geração de tráfego não pago (orgânico) é a criação de conteúdo de validade para seu público alvo, sendo o foco principal de seu público, a busca por informações dentro da internet. Dê a seu público alvo algo que lhes faça se interessar pelo que você se propõe a dar para eles de valor.

Espero que tenham gostado do post. Atenciosamente João Gabriel Borges, CEO e autor da Marketing de Negócios.