THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE
 
 
O que é Marketing Multinível ou Marketing de Rede?
 
 
 
 
 
 O Marketing Multinível, ou MMN popularmente conhecido, tem se espalhado com grande frequência entre as pessoas que procuram por uma forma de renda extra e independência financeira. Os interessados procuram estas empresas não somente para terem uma fonte de renda a mais, mas também como forma de se obterem alta lucratividade em pouco tempo.
  Mas existe uma questão, será que existe tantas empresas de Marketing Multinível que realmente se propõe a trabalhar com o MARKETING DE REDE? Ou será que são Pirâmides financeiras?
  
Será mesmo que você está trabalhando com MMN?
 
 Para sabermos onde estamos pisando, se em terra firma ou em areia movediça, começaremos entendendo o que realmente é, e como funciona o Marketing de Rede.
 
 
O que é Marketing de Rede (MMN) afinal?
 
 O MMN, popularmente conhecido, é baseado em um sistema de vendas de produtos e serviços, físicos ou digitais, e que concede a distribuição de bens, através de níveis de comissionamento, por vendas e por patrocínio.
  O múltinível não se baseia somente em cadastrar pessoas a empresa e ao negócio, por traz deste marketing viral, existe um produto que a empresa se proõe a vender para o mercado.
  Em uma fórmula resumida podemos entender o Marketing de Rede como:
 
Produto (vendas) + Cadastros (rede) + Comissões (formas de ganho)
 
 Vejamos como funciona na realidade, em um exemplo "prático":
  A empresa X lhe oferece R$100 produtos para revenda ou uso próprio;
  Você, como franqueado, revende os produtos e obtém 100% de lucro sobre a venda (BÔNUS DE VENDA DIRETA);
  Você enuncia a proposta de trabalho para outras pessoas que também aderem a empresa e compram um pacote de produtos (R$100 neste exemplo). Você então recebe um comissonamento por isto. Usaremos 30% de comissão. 
(BÔNUS DE INDICAÇÃO);
  Seus afiliados diretos (nível 1 de sua rede) também divulgam a empresa, seus produtos e as formas de ganhos, o que aumenta o número de franqueados indiretos a você (2°, 3°, 4° .... níveis abaixo de você). Para cada novo franqueado indireto você recebe uma nova comissão. Suponhamos 5% do 2° ao 5° nível. 
(BÔNUS DE REDE);
  Você é uma pessoa carismática e persuasiva e consegue trazer diversos franqueados para a empresa. Você então será recompensado por atrair uma enorme gama de pessoas para também venderem os produtos da empresa e atrair novos franqueados. (BÔNUS DE LIDERANÇA);
  A empresa para manter todo seu suporte online, manutenção dos sites, novas melhorias, cobra uma taxa mensal de ativação. E para cada pessoa em sua rede que se mantém ativo, pagando sua mensalidade (geralmente pago com os saldos de ganhos), você também recebe por manter estas pessoas ativas dentro da empresa (BÔNUS RESIDUAL)
  A empresa fornece mais do que um plano de franquia, ou seja, planos de carreira, para todos os franqueados que mudarem de plano (plano acima do atual), você como patrocinador direto ou indireto recebe uma comissão por desenvolvimento de seu franqueado (BÔNUS DE CARREIRA)
  O Marketing de Rede por essencial, necessita da existência de um produto, caso não haja isto, ou este "produto" esteja maqueado pela empresa como uma forma apenas de atrair pessoas, podemos então classificar esta empresa como um Esquema Pirâmide.
O que nos cabe agora é entender, o que realmente é um Esquema Pirâmide.
 
 O que é o Esquema Pirâmide ou Esquema Ponzi?
 
  Esquemas Pirâmide (pirâmides financeiras) podem ser identificadas como um propósito maior na obtenção de novos "clientes" participantes.
  "A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_em_pir%C3%A2mide)
  Podemos destacar falsos MMN que promovem apenas ganhos com apenas a obtenção de novos afiliados. Nestes esquemas é claro perceber que apenas poucas pessoas, as que entraram primeiro no esquema podem vir a receber alguma quantia de dinheiro.
 
 
Características de um Esquema de Pirâmide Financeira:
 
Vendas efetuadas num tom exagerado (e algumas vezes incluem brindes e promoções).
Pouca ou nenhuma informação dada sobre a empresa (a menos que se queira comprar os produtos e tornar-se um participante).
Promessas vagamente enunciadas sobre rendimentos potencialmente ilimitados.
Nenhum produto real ou um produto que é vendido por um preço ridiculamente acima do seu real valor de mercado. A descrição do produto feita pela empresa é bastante vaga.
Um fluxo de renda que depende prioritariamente da comissão recebida pelo recrutamento de novos associados ou produtos adquiridos para uso próprio, em vez de vendas para consumidores que não são participantes do esquema.
A tendência de que só os inventores/primeiros associados tenham alguma renda real.
Garantias de que é perfeitamente legal participar.
 
 
 Características de um Esquema Ponzi:
 
  Os esquemas Ponzi oferecem aos investidores grandes juros num curto período, e o sistema pode funcionar apenas a curto prazo, tudo dependendo da quantidade de novos investidores que integrem o negócio.
  O sistema Ponzi degenera sempre em bancarrota, já que a maioria esmagadora dos investidores perde todo o seu dinheiro. As características típicas da propaganda para recrutar novos investidores são:
  Promessa de altos rendimentos a curto prazo.
  Obtenção de rendimentos financeiros que não estão bem documentados.
  Dirigido a um público não financeiramente esclarecido.
  Um único promotor ou uma única empresa.
  Falta de Produto a ser consumido ou então um produto que é vendido a um preço muito maior que o preço de mercado. Porém a venda do produto é algo secundário, já que o mais importante é recrutar novas pessoas.
  Movimentação apenas de dinheiro.
  Nenhum vinculo com Leis Trabalhistas e de Arrecadação de Impostos Federais. Em geral, os participantes acabam "pagando para trabalhar".
  Torna-se evidente que o risco de investimento nas operações que fazem uso desta prática é elevadíssimo.
 
  Cuidados que se deve ter para não cair em esquemas Fraudulentos para então conseguir trabalhar com o REAL Marketing Multinível:
Possuir um produto ou serviço de qualidade, assim como características sobre o produto em si (definições mais práticas e bem esclarecidas);
 
  • Plano de negócio sustentável, tal como algumas das bonificações esclarecidas acima nos exemplos), se possui PDF da apresentação (cuidado, caso seja apenas por vídeos);
     
  • Localização da empresa, detalhes de funcionamento, CNPJ (se brasileira), data de início de funcionamento, detalhes sobre donos ...
     
  • Analisar cuidadosamente se o plano de negócios foca na venda de produtos ou somente na venda de franquias de participação;
     
  • Quais os produtos que a empresa propõe vender (cuidado, caso não sejam produtos físicos);
     
  • Avaliar o Layout do site da empresa, se profssional, ou armador