THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Como criar uma estratégia em Marketing de Relacionamento?

João Gabriel Borges Pereira      quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

No post “Por que o Marketing de Relacionamento é tão importante para seu negócio?” vimos como acontece o marketing de relacionamento, e algumas atividades que você poderá implementar em seu negócio. E como elas poderão te gerar melhores resultados, mais vendas e consequentemente mais lucro para você.
Mas e agora? Agora chegou a vez de criarmos uma estratégia para implementação do marketing de relacionamento para que o seu negócio tenha sucesso.


Identificando Clientes

Para que se possa gerar resultados satisfatórios com o Marketing de Relacionamento é necessário que se procure investir em um banco de dados de seus clientes e que seja constantemente atualizado. Você precisará muito dele.
É atraves do banco de dados dos clientes e de seus comportamentos que a empresa promoverá campanhas e determinará para qual cliente esta campanha poderá ser encaminhada, afim de gerar um aumento na fidelização de clientes para seu negócio.
É importante também determinar quais clientes são mais recorrentes, comprando mais produtos e serviços e quais são os que possuem maior relevância para o faturamento da empresa.
Para estes clientes é importante que se realize um tratamento diferenciado, afim de estreitar a relação empresa-cliente, para que ele entenda que é peça importante para a empresa.
A partir do trabalho de criação, atualização do banco de dados e determinação dos clientes mais frequentes com a empresa, é que se poderá criar campanhas de marketing de relacionamento como: 

- informação de ofertas e produtos;
- parabenizações em datas comemorativas;
- programas de bonificações;
- pesquisas de satisfação quanto aos produtos e serviços;
- e muito mais

O sucesso do planejamento do Marketing de Relacionamento está ligado a quanto a empresa conseguiu aproximar-se de seu cliente e potencial cliente, de forma a entender melhor as necessidades da clientela, e quais as melhores formas para atendê-los. Objetiva-se aumentar as vendas e o reconhecimento da marca pelo mercado e também pelos concorrentes.


Como Desenvolver um Programa de Fidelidade?

Esta é uma ferramenta que muitas empresas utilizam para entender e conhecer melhor seus clientes e futuros clientes. A partir da base de dados da clientela é possível criar campanhas de marketing focada em determinados comportamentos de clientes para que melhore a fidelização desses clientes e até mesmo conceder a eles alguma bonificação por usarem dos recursos oferecidos pelo seu negócio.
Com o programa de fidelidade busque inovar na relação com seus clientes objetivando que eles tenha uma nova experiência e que consigam visualizar os benefícios de continuar essa relação comercial com a empresa, continuando a comprar os produtos e serviços oferecidos. 
Afim de trazer essa nova experiência para o cliente, com modelos de bonificações, é necessário verificar o quanto a empresa poderá ceder para que o modelo de bonificação adotada não venha trazer maiores prejuízos para o negócio.


Vinculando Marketing Relacionamento e Atendimento ao Cliente

O atendimento ao cliente deve ser um diferencial para a empresa, de forma que o cliente se sinta como um diferencial para a organização, pela forma com que são tratados.
Para que o Plano de Marketing de Relacionamento seja um sucesso é necessário que todos os colaboradores estejam cientes do planejamento de marketing traçado pela empresa, que eles sejam treinados e estejam formados para que consigam realizar as tarefas com facilidade. 
É sempre bom focar que para que o Plano de Marketing de Relacionamento funcione, a empresa deverá focar na relação empresa-cliente.

 

Comentários