THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Marketing de Relacionamento: O que é e porque você precisa dele

João Gabriel Borges Pereira      segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Em pleno 2016 é alta a procura de empresas e pessoas que buscam uma melhoria para seu negócio próprio e para o desenvolver de suas empresas. Buscando através do Marketing uma estratégia para buscar novos clientes e estarem mais ativas no mercado.

O aumento da competitividade entre empresas de um mesmo ramo, aumentou drasticamente, oferendo os mesmo produtos e serviços.

Como o Marketing irá lhe ajudar?

Bem, o Marketing é uma ferramenta que te liga ao teu potencial cliente, como visto no post “  “ tendo por objetivo aumentar as vendas e consequentemente o lucro da empresa ou de seu negócio próprio.
É através do uso do Marketing que se realizará a retenção de clientes, ou seja, uma estratégia de relacionamento baseada na fidelização com sua marca.
O objetivo desta estratégia é potencializar e estreitar a relação do cliente com você e por tabela, sua marca a fim de que futuramente haja compras recorrentes adquirindo produtos e serviços oferecidos, entendendo a satisfação do cliente com o que você está oferencendo.

E o Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é o que a empresa faz para que se mantenha e haja uma boa relação com seus clientes. É a relação que se estabelece entre quem compra um produto ou serviço e a empresa que o oferece.
Este tipo de estratégia tem por objetivo criar uma relação de fidedignidade entre o comprador e a empresa, oferecendo benefícios para que os clientes não abandonem a empresa.

Como eu realizo um bom Planejamento em Marketing de Relacionamento?

Para que haja um planejamento sobre o Marketing de Relacionamento, você precisará investir em fidelização de clientes. Pois o início da relação ocorre ao primeiro contato do cliente com você ou com a empresa.
Você precisa fazer com que quem visita seu site/blog próprios ou de sua empresa seja conquistado pelo o que você tem a oferecer a este visitante e que está relação finalize com a realização de uma boa compra de seu produto ou serviço e que se extenda a outras operações de venda. É necessário focar-se no cliente e enteder suas necessidades.
É de extrema importância demonstrar para seu cliente que ele deva te escolher ao invés de outra empresa, você deverá mostrar eficiência e conteúdos que se relacionem diretamente com o que seu cliente precisa. É necessário que você o conheça e entender quais seus interesses, para que assim, você possa construir uma relação mais estável e duradoura entre o cliente e você.
Definindo o cliente

Para que haja uma definição de cliente ideal para sua empresa, é necessário possuir um banco de dados de todas as pessoas que já obtiveram algum tipo de serviço ou produto de sua empresa. É a partir deste banco de dados que se definirá qual o tipo de persona que seu negócio trabalha.
É de extrema importância ter conhecimento de todos os clientes que compram com maior frequência e aqueles cujas compras possuem grande faturamento dentro da empresa, ou seja, um cliente que compra um serviço ou produto em grandes quantidades.
Com estes dados a empresa podera criar campanhas de marketing de relacionamento especializadas nestes clientes e também aumentar seu faturamento.
Um exemplo de campanhas bem sucedidas e muito utilizadas são as de Programas de Fidelidade. São criadas campanhas de bonificação para os clientes mais associados a empresa, assim como os já citados anteriormente. Um cuidado que se deve ter é o de que este programa de fidelidade não tragam prejuízo a empresa.


Agora você já possui conhecimentos sobre Marketing de Relacionamento e como deverá implantar em seu negócio para que ele cresça.

Comentários